Tarefa 2 - Amanda
O primeiro trabalho que me chamou a atenção foi o “Aplicação dos princípios da dança de salão ao processo criativo de uma cena” da Julia Gunesch.
Eu já conhecia o trabalho da Julia no tribal e dança do ventre, mas não conhecia esse trabalho incrível que ela tem no teatro e dança de salão, que eu achei absolutamente genial!
A autora escreve sobre a aplicação dos princípios da dança de salão aplicados no processo criativo de uma cena do projeto de diplomação.
Ela começa falando da motivação para a escolha desse tema, que é o seu incômodo em achar que falta organicidade nos corpos dentro do teatro. Eu concordo perfeitamente e também penso que a preparação corporal dentro das universidades em brasília e no teatro em geral é pouca e abstrata. Desde o início da minha graduação eu tenho essa inquietação.
A autora percebe vários princípios da dança de salão que poderiam ser úteis na preparação cênica, não como estética, mas como conceitos e treinamentos de habilidades que seriam muito úteis à cena, como a relação próxima com o corpo do outro, o espaço a ser ocupado, o deslocamento, entre outros.
Outro trabalho que me interessa é o “Teatro negro como arte política: Uma (RE)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes ”, da Camila Soares
Tive a oportunidade de assistir ao espetáculo “Pentes”, da Cia. Embaraça em 2017 e considero que seja um trabalho extremamente necessário. Nele, estão em cena 3 atrizes negras que vivem as fases de negação, transição e afirmação dos cabelos crespos e cacheados como símbolo da negritude, mas também como elemento bastante concreto da identidade.
Nesta monografia, a autora promove uma reinterpretação de problemáticas sociais e raciais através do teatro com base no espetáculo montado, passando por conceitos do teatro negro e trazendo o teatro como elemento político, como ele é de fato.
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