exemplo pré-projeto
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS
BACHARELADO
FD – Formulário de Diplomação
Nome Matrícula
Gregório Bueno Benevides Rodrigues de Moraes
130112810
TÍTULO PROVISÓRIO:
“OOOOLHA O GÁAAASS”: Similitudes e diferenças no uso da voz entre a apresentação cotidiana e a apresentação cênica.
INTRODUÇÃO:
Um ser humano ao dar sua primeira lufada de ar, também chora, usando pela primeira vez vários musculos e orgãos desde o assoalho pélvico, passando pelos pulmões, laringe até os lábios e as cavidades nasais, além de fazer uso de ossos, cartilagens , membranas, ligamentos e mucosas (VALE, 2016) . O uso da voz na vida de qualquer pessoa se faz anterior ao uso da voz em cena. Quais são os aprendizados que um performer tem sobre o uso da voz que é levado a cena, e quais os aprendizados que um não performer tem da voz e para que ele tem esse aprendizado? De que maneira o uso da voz na vida cotidiana e em cena se relacionam?O que podemos aprender com técnicas não cênicas de uso da voz?
OBJETIVOS:
Pesquisar e apreender as similitudes e diferenças do treino e técnicas de voz no uso cotidiano com o treino e as técnicas do uso de voz para a cena. E encontrar maneiras dessas técnicas e seus intercâmbios auxiliarem a performance vocal nos dois espaços estudados.
JUSTIFICATIVA:
Desde que nascemos usamos a voz para nos comunicarmos, aprendemos maneiras de nos expressar pelos sons, pelas palavras, aprendemos entonações, aprendemos maneiras de alcançar objetivos, informar, questionar, impor, e transmitir diversos conteúdos diferentes por meio do uso da voz. As pessoas passam por diversas experiências na vida, vendem, compram, brigam, cantam no chuveiro, gritam e todas essas experiências trazem conhecimentos práticos sobre a voz, muitas vezes esses conhecimentos não conseguem ser apreendidos para a repetição, ou para serem levados a outras situações. Muitas vezes em cena e nos ensaios atrizes e atores não conseguem repetir qualidades vocais que eles próprios e pessoas de outras profissões usam cotidianamente, como perceber e alcançar as condições internas e externas para chegar a essas determinadas qualidades vocais traz um ganho enorme ao uso da voz, dentro e fora de cena.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS/PRÁTICAS:
-Pesquisa bibliográfica dos estudos e técnicas do uso da voz dentro e fora de cena;
-Pesquisa de campo e observação;
-Entrevistas de profissionais de diferentes áreas em que a voz é meio essêncial para a realização do ofício.
PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:
DAVINI, Silvia. O Corpo Ressoante: estética e poder no teatro Contemporâneo. Anais do V Congresso da Associação Brasileira de Artes Cênicas, Belo Horizonte: 2008. Disponível em: <http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/territorios/> Acesso em: 11/11/2012;
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009;
VALE, Suzana. Emissão vocal. Uma visão física, fisiológica e psicológica das pregas vocais. Disponível em: <http://meloteca.com/pdfartigos/susana-vale_emissao-vocal.pdf>. Data de acesso: 10/12/2016;
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993;
______. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira et al. São Paulo: Hucitec, EDUC, 1997;
______. Performance, recepção, leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
POSSÍVEIS ORIENTADORES (CINCO EM ORDEM DE PREFERÊNCIA)
1. Sulian Vieira Pacheco
2. Roberta K. Matsumoto
3. Leo Sykes
4. César Lignelli
5. Luciana Hartmann
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