Pré projeto Rodrigo

 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 

INSTITUTO DE ARTES 

DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS 

BACHARELADO 


Formulário de Diplomação 

Nome: Rodrigo Ferreira Nery

Matrícula: 180027387


TÍTULO PROVISÓRIO 

Corpo em movimento : desenvolvimento de dramaturgia na interface dança teatro e arte circense 


Introdução 

Existem inúmeras estéticas e possibilidades de criação dramatúrgica por meio do movimento, podemos ver isso no teatro físico, no teatro dança, na dança teatro entre outras forma de denominação para essa forma dramática em que o corpo fica em evidência. O intuito aqui é desenvolver  formas de criação experimental por meio do teatro, da dança e da arte circense tensionando esses formatos de movimentação para chegar em algo híbrido e com essas partituras corporais elaborar um espetáculo complexo e completo, utilizando-se de simbologias e imagens do corpo para se construir uma narrativa. Refletindo sobre esse tensionamento de movimentações múltiplas quero também estudar a rotina de treinamento e ensaio que o ator deve ter para conseguir alcançar a capacidade física para performa as acrobacias e coreografias criadas.


Objetivo 

Pesquisar formas de se criar dramaturgias por meio do movimento procurando chegar em uma hibridez entre o espaço cênico, a dança e a arte circense. O foco aqui é desenvolver uma fluidez dramática com o corpo em protagonismo com o intuito de criar histórias a partir de uma partitura híbrida de teatro, dança e circo. Perceber e estudar diferentes técnicas e treinamentos dentro dos ensaios para conseguir um corpo apto e preparado para as diferentes formas de movimentação.


Justificativa 

Pensando que muitas vezes dentro de cena temos que racionalizar e memorizar cada movimento para expor um personagem dentro de uma dramaturgia, julgo ser muito interessante isolarmos apenas a movimentação e criarmos  exclusivamente a partir dela conquistando  um espaço para ganhos na área da consciência corporal e de espaço que são importantes dentro de cena. Notável não se limitar apenas ao teatro mas conseguir mesclar de forma límpida outras epistemes de conhecimento do corpo como a dança, que por si só tem uma gama de possibilidades avassaladora, e a arte circense, que possui uma noção muito exata e específica do físico humano e consegue chegar em lugares de risco com uma consciência corporal adequada. Vendo que essas três formas singulares de performance conversam muito entre si vejo a vantagem em estudar a criação de dramaturgias a partir delas de uma forma experimental onde do ensaio e treino  possam surgir imagens e cenas que se complementem apenas pelo movimento e também a partir deles se tenha uma preocupação maior com o cuidado e fortalecimento do corpo dentro e fora de cena.


Metodologia 


- pesquisa bibliográfica dos estudos de movimento em performance e de criação dramatúrgica 

- Experimentação e conhecimento de treinos acrobáticos, criação de coreografias a partir das pesquisas arquetípicas da dramaturgia e da energia originada na sala de ensaio

- Registrar as descobertas e ideias construídas nos ensaios


Principais Referências 


ALMEIDA, SCIALOM. “Dramaturgias na dança: manipulação de energias no processo”. Cena, n.29, p.100- 112,2019. Disponível em : https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/92755

Acessado 13 03 22


MACHADO, KEISERMAN. “ Você Treina ou Ensaia? Dicotomias no campo circense e propostas para aprendizagem/criação/performance a partir de elementos do Sistema Laban/Bartenieff”. Cena, n.32, p.171-182,2020.

Disponível em : https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/104277

Acessado 17 02 22


VIEIRA, G. O CIRCO NO TEATRO: Uma análise sobre as limitações e potencialidades cênicas da Perna de Pau e do Tecido Acrobático na peça Os Mamutes. Monografia, Universidade de Brasília, 2017 

Disponível em : https://bdm.unb.br/handle/10483/17635

Acessado em 26 01 22


MARINHO, M. Da volta que o mundo d(eu): Atravessamentos de pedagogias afro-orientaras e da Capoeira Angola no fazer cênico. Monografia, Universidade de Brasília, 2020. Disponível em :https://bdm.unb.br/handle/10483/28892 acessado em 10 02 2022


Possíveis orientadores 


1. Fabiana Marroni

2. Débora Dochi 

3. Jonas de Lima Sales 


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