Primeira atividade (Cristiano)

 Primeira Atividade


  1. Cristiano Moutella de Alencastro / (61) 99129-8477 / cristiano.moutellaalen@gmail.com

  2. Estou há 6 semestres no curso e participo de oficinas e cursos livres como complemento à formação acadêmica. Sou membro de um grupo de teatro com colegas de universidade (isSo NãO é Um CoLeTiVo - @naoeumcoletivo) e produzo materiais cênicos individualmente. Destaco nessa trajetória artística, a participação em “O Olho da Fechadura”, oficina-montagem dirigida por Hugo Rodas (2019), a autoria da peça “O Uso dos Porquês”, publicada em “Dramaturgia em Isolamento” (2020), e a direção, adaptação e interpretação na montagem virtual “ISSO NÃO É UM CONTO DE CAIO FERNANDO ABREU”, promovida por isSo NãO é Um CoLeTiVo (2021). 

Como pesquisa, tenho um PIBIC em andamento a respeito dos dispositivos dramatúrgicos do metateatro de García Lorca, já participei de um Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido pela UFSB e, mais recentemente, em um curso do CPT sobre criação cênica a partir da obra de Jorge Luis Borges. 

  1. Num mundo da praticidade, eu seguiria pesquisando Lorca, mas gostaria muito de explorar outras frentes. Tenho muito interesse em desdobrar algo que envolva criação dramatúrgica, mas não há nada muito claro na minha cabeça. Em outra frente, me interessa imensamente o estudo de aspectos performativos no teatro contemporâneo; tenho me interessado imensamente por artigos da Erika Fischer-Lichte. Mesmo com essas possibilidades em mente, ainda não enxergo nada muito concreto em termos de projeto de pesquisa/tema. Um tema que me intriga e interessa bastante é a relação do teatro brasiliense com seu público (ou a falta dele), mas fico na dúvida se isso seria uma pesquisa muito complexa para desenvolver ainda na graduação; há três semestres tive contato com o tema da pesquisa do Glauber Coradesqui (ex-aluno do CEN) e fiquei curioso sobre os caminhos do teatro em Brasília e os caminhos traçados aqui na cidade.

  2. Sem nada muito concreto, deixo links para mostrar o que tem estado na minha cabeça nos últimos tempos. Tudo meio aleatório, criado sem relação geral, mas é um material que pode servir de ponto de partida e/ou de apresentação.

  1. Tenho alguma experiência em entrevistas (produzi e apresentei um podcast chamado “não só de pão” entre 2020 e 2021) e no geral posso me virar com o que for preciso, de cara não consigo pensar em outra habilidade específica minha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tarefa 4 - Amanda

Pesquisa bibliográfica

Revistas acadêmicas em Artes Cênicas